domingo, julho 16, 2017

RESCALDO - COMBATE AOS FOGOS

O trabalho dos bombeiros é sem dúvida meritório. Mesmo se nunca houvessem vítimas, só o facto de trabalharem em condições muito adversas e de estarem a lutar contra fogos cuja origem está em erros de administração do território, já era uma coisa bastante destacável.
Mas ainda falta muita coisa no que diz respeito à coordenação no terreno, pois muitas vezes não se aproveita o conhecimento da realidade local.
Veja-se a reportagem que o Sexta às Nove passou recentemente, sobre os boys colocados pelo PS nos serviços da Protecção Civil. Não tanto a questão da política (com o meu amigo Rui Esteves a dizer que não, não é por nenhuma opção política que houve mudanças no corpo técnico), mas a parte em que os bombeiros foram para a zona do fogo e foram mandados embora pela coordenação.
E recentemente, no Cabeço Santo, quando houve aquele fogo que foi posto na zona de intervenção do Projecto de Conservação, há relatos de alguma descoordenação, pois os bombeiros não deram a devida atenção às pessoas do local.
Mas não é só aqui em Portugal, veja-se o que dizem os bombeiros espanhóis, andaluzes, a propósito de um enorme incêndio que destruiu parcialmente o Parque Nacional de Doñana (link para vídeo do Facebook).

Sem comentários: