segunda-feira, junho 13, 2016

SOPAS REQUENTADAS

Não foi isso que aconteceu, precisamente há um mês atrás, na 6ª Mostra de Sopas da Gafanha da Encarnação, organizada pela Escola Básica. As 28 sopas disponíveis, confecionadas por restaurantes, cantinas e associações eram todas fresquinhas e foi mais um êxito organizativo, nesta mostra que alia a boa variedade de sopas a um momento de descontracção e convívio. Paga-se um valor simbólico e ainda se traz a tigela para casa. Não foi a melhor edição em termos da qualidade das sopas apresentadas, e penso que a mostra poderia ser melhorado se houver mais organização na hora de pedir a colaboração de quem oferece as paneladas de sopa, para evitar tantas sopas de peixe juntas. É verdade que aqui no litoral há essa tradição, e havia umas bem melhores que outras, mas em termos de uma alimentação mais saudável seria de esperar umas boas sopas de legumes. E não foi bem isso que aconteceu. Para além das 14 sopas de peixe, havia 3 sopas que tradicionalmente levam carne, mas depois havia carne em muitas sopas, 7, nem menos, até numa sopinha de feijão verde puseram carne.
Mas pronto, lá consegui comer 14 sopas, e atribuí uma classificação de 1 a 5 a cada uma. A grande vencedora foi um Creme de Legumes preparado com carinho pela equipa de cozinha do restaurante A Cave (restaurante da Gafanha da Encarnação). Muito bom. Um 5! Depois houve dois 4, mas também dois 1, o resto foi suficientes ou medíocres.
Parabéns à organização, impecável, e a quem preparou as sopas e as cedeu. E um dia destes, tenho que ir visitar o restaurante, se a sopa é bem feita o resto da comida também deve ser!

Sem comentários: